Secretaria da Saúde confirma duas mortes por gripe A no RS em 2017
A Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul confirmou a morte de duas pessoas por gripe A. São os primeiros casos fatais da doença em 2017. Os pacientes eram de Porto Alegre. No ano passado, o total de mortes no Estado chegou a 212.
De acordo com o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), mesmo pertencendo aos grupos prioritários, eles não foram vacinados contra a gripe neste ano. O primeiro óbito ocorreu em 31 de março, mas só foi divulgado nesta semana. Trata-se de um homem de 61 anos, que apresentava doença cardiovascular crônica e obesidade. A segunda morte foi constatada esta semana, de um homem de 70 anos, portador de pneumopatia crônica.
Segundo o secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, nos dois casos foi confirmada a infecção pelo vírus Influenza A, que é prevenido pela vacina.
Após a confirmação das mortes, a prefeitura de Porto Alegre informou que todas as unidades de saúde estarão abertas no próximo sábado (13) para o Dia D de Mobilização Nacional contra a doença. As unidades de saúde atenderão das 8h às 17h.
Até a manhã desta terça-feira (9), o número de pessoas imunizadas contra a gripe em Porto Alegre era de pouco mais de 210 mil, apenas 35,4% da meta de vacinação para os grupos prioritários. Além do dia D no próximo sábado, a campanha de vacinação segue até dia 26 de maio em 141 unidades de saúde da rede municipal.
Fonte: Rádio Gaúcha